sábado, 13 de agosto de 2011

UM ALERTA  A SUPLEMENTAÇÃO 


Atletas e esportistas dão o melhor de si durante os treinos , uns  querem chegar as olimpíadas  e trazer medalhas para seu país,  no caso dos esportistas  lutam para se manter saudáveis com o peso ideal e a saúde em dia, durante esta busca de resultados, encontramos algumas variáveis de muita importância dentro  do esporte, como; Nutrição, treinamento e suplementação adequada. Tais variáveis parecem ser fáceis de seguir, é a onde justamente evidenciamos uma série de erros. Com um número gigantesco de lojas de suplementos e leigos fazendo comentários sobre suas próprias experiências, colidimos em uma explosão de informações, trazendo prejuízos na performance. Pois para a busca de um corpo perfeito e de conquistas gloriosas, tem gente que faz de tudo, incluindo dietas  modismo, uso de esteróides, excesso de treinamento, excesso de suplementação, uso incorreto de carboidratos e proteínas, tais exemplos citados são alguns dentro de vários  fatores que podem prejudicar tanto a conquista de  um campeonato, quanto a própria saúde.

Hoje o nutricionista esportivo possui um papel essencial dentro de várias modalidades, seguindo as leis da adequação, harmonia, quantidade e qualidade, ele consegue avaliar o estado nutricional dos atletas e esportistas, fazendo com que tenham capacidade de alcançar seus objetivos longe dos excessos. Com a inclusão de várias marcas de suplementos vinculadas ao marketing, a suplementação acaba sendo confundida com esteróides e deixa o pais e treinadores muito preocupados com o seu consumo, vale apena ressaltar que o conceito de suplemento  acordo com Eliason et al. (1997), podem ser definidos como produtos feitos de vitaminas, minerais, produtos herbais, extratos de tecidos, proteínas, aminoácidos e outros, consumidos com o objetivo de melhorar a saúde, aumentar a performance e prevenir doenças.
Dentro desse conceito, devem ser aplicados por profissionais qualificados, para que possam ser adequados a modalidade, gasto calórico e objetivo de cada indivíduo. De qualquer forma uma avaliação nutricional e física poderá favorecer na escolha, pois ela mostrará números importantes para um possível diagnóstico. Daí fica um recado para os leitores, suplementação e treinamento é um investimento a saúde, e não deve ser transformado em problema, e para que isso fique longe do seu dia a dia, não confie e não faça uso antes de procurar ajuda profissional.   



Dr. Antonio Jose Carlos Cerveira Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário