sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Pai do Fisiculturismo






Embora o auto-proclamado Treinador dos Campeões seja visto por alguns como nada mais do que um grande promotor pessoal – P.T. Barnum – ele é mais do que isso, muito mais na realidade. Por ter revolucionado a indústria gráfica voltada ao fisiculturismo, fundado a Federação Internacional de Fisiculturismo (IFBB) com seu irmão Ben. Por ter trazido para a atenção do público ícones como Larry Scott, Dave Drapper, Lou Ferrigno e Arnold Schwarzenegger, Joe sozinho fez mais pelo nosso esporte do que qualquer outro homem na história.

Resumindo, Joe Weider ama o fisiculturismo como ninguém, e por mais tempo que qualquer ser humano.
Com sua incrível longevidade no esporte, e seu extenso conhecimento, você deve imaginar que Joe teria muito a dizer sobre fisiculturismo, e você está certo. De fato Joe tem tanto a dizer, que quando pedido que compartilhe seus pensamentos, uma onda de reflexões, idéias, reminiscências, e opiniões surgirão com a incontrolável energia do Rio Colorado.

Se você deseja aprender sobre a inspiradora história de vida do “Mestre Explosivo”, adquira uma cópia do excelente livro Irmãos de Ferro (2006, Sports Publishing) no qual ele e Ben contam como dois meninos judeus pobres se criaram no gueto de Montreal nos anos 30, construíram um império – e de fato uma cultura – com muita determinação e um sonho.

Imagem

Se você quer um gostinho de o que Joe Weider, fã número um do fisiculturismo faz em uma tarde típica de Terça–Feira quando se senta cercado por estátuas ornamentais e quadros impagáveis em seu escritório palacial em Woodland Hills, Califórnia, então continue lendo.

FLEX: Aqui estamos no 25° aniversário da revista que desde seu início, se estabilizou como a melhor revista sobre fisiculturismo. Quando você estava juntando os primeiros artigos, imaginava o impacto que teriam?

Joe Weider:
 Você não pode criar algo grande como uma revista e não acreditar que isso mudará o mundo. Ou então não tem sentido em começar. Há muito espaço para erros em algo deste tipo, então você tem que pensar positivo ou será destruído antes mesmo de começar.


A FLEX foi criada originalmente com foco apenas no fisiculturismo competitivo. No início dos anos 80 na MUSCLE & FITNESS, nós começamos a caminhar mais para o lado do fitness do que do fisiculturismo, então decidimos criar a FLEX em 1983. Os primeiros artigos eram muito curtos, mas nós desenvolvemos em mídia impressa. Eventualmente a revista começou a ganhar forma, e a incluir mais artigos sobre treino e nutrição que faziam parte da cobertura de competições, até se tornar o que é hoje. Eu acredito que é um ótimo produto.

E não, não estou surpreso pelo seu sucesso, porque contratei os melhores para trabalhar nela. Tivemos pessoas como Rick Wayne, Jeff Everson, Bill Reynolds, Jerry Kindela, Julian Schmidt e Tom Deters, e hoje temos Peter McGouth. Tivemos todas estas pessoas inteligentes e ambiciosas que guiaram a revista ao longo dos anos. Além disso, nós cobrimos todos os grandes campeões. É difícil falhar quando se têm caras como Arnold, Lou Ferrigno, e Ronnie Coleman na sua revista.

Você começou seu negócio nas publicações quando tinha apenas 17 anos. Naquele tempo, Bob Hoffman era o rei de tudo relacionado a músculos e força. Você realmente acreditava que poderia superá-lo? Você não tinha nada – alguns dólares, e não tinha nem completado os estudos.
Se eu não acreditasse que poderia, não teria nem tentado! Quando falei para minha mãe o que eu queria fazer, ela disse: “Como você acha que vai competir com ele? Você é apenas um garoto vivendo em Montreal! Ele é um multimilionário. Ele tem sua própria indústria. Sua própria compania, York Barbell. Quem você pensa que é para competir com ele?”

Imagem
Na foto Joe com 17 anos

Ela continuou, “É melhor você trabalhar para o seu pai amanhã de manhã na fábrica e aprenda um ofício. Ou então você será um bobo.” O que você acha disso? Ela estava certa.

Ela estava certa?

Ela estava certa em se preocupar com seu filho. Quem eu pensava que era para superar o idiota do Hoffman?

Você não gostava dele.


Quando a revista “YOUR PHYSIQUE” foi lançada, ele nem deu muita atenção. Mas quando ela começou a crescer, ele tomou conhecimento e começou a me atacar em sua revista. O que ele não percebeu, no entanto, foi que isso era bom. Veja, quando ele me atacava, eu respondia em minha revista. Então as pessoas queriam ver o que eu iria dizer.

Imagem




Já que as academias eram raridade em Montreal nos anos 30, uma boa opção de treino era ao ar livre,aqui Joe ergue quase 100 kg durante um encontro de levantadores de peso.

Naqueles dias era muito difícil entrar em circulação. Mas Hoffman estava lá por muitos anos, então tinha uma boa circulação. E lá estava eu, atraindo todos estes leitores, graças aos ataques dele a mim! Todos queriam saber,”Quem é esse garoto? Como ele pode competir com Hoffman?” Sinceramente, o tiro saiu pela culatra. Ele estava me promovendo.

Quando você finalmente o superou?
No final dos anos 40, Hoffman não era um cara muito legal. Ele costumava idolatrar Hitler, o que o baniu do Canadá. Ele se referia a mim como “aquele JU-DEU” no Canadá. E então começou a dizer que eu estava mentindo sobre minhas medidas e sobre os pesos que conseguia levantar. Eu me perguntei: Como vou provar que ele está mentindo sobre mim?


Então tive uma idéia. Você sabe quem foi Sigmund Klein?

Sim.

Bem, Sigmund Klein tinha uma bela academia em Nova Iorque. Ele tinha aqueles halteres bonitos, com globos nas pontas. Ele escreveu para Hoffman; o exautando. (John) Grimek o exaltou. Eles todos eram amigos.

Imagem
Joe publicou 17 revistas diferentes no auge de suas operações

Então um dia, eu disse, Vou ver Sigmund. Eu sabia que ele era um cara legal. Eu o encontrei, e disse a ele, “você se importaria de tirar minhas medidas?” E ele disse, “Não de forma alguma!”

Então tirei minha camisa e ele tirou algumas medidas. Depois ele quis ver o quão forte eu era. Eu peguei um daqueles halteres – pesava uns 45 kg – e eu o ergui sobre minha cabeça com uma das mãos apenas. Naquela época no Canadá, eles nos faziam realizar todos os exercícios muito corretamente. Daí peguei os alteres mais pesados que ele tinha e dei uma volta na academia com eles, e ele ficou realmente impressionado.



Após tudo isso, perguntei a ele, “Sig, você se importaria se eu publicasse tudo isso – minhas medidas, os pesos que levantei, e que você esteve aqui como testemunha?” Ele disse, “Não, vá em frente!” Então eu publiquei, e Hoffman não pode dizer uma palavra. Ele não poderia negar a verdade depois disso.

Isso foi esperto. Gostei disso.

É, mas daí ele ficou bravo, e me desafiou para uma competição de levantamento de pesos. Ele continuou falando como eu não era bem desenvolvido, como eu era fraco. Então eu disse, “OK, vamos nos encontrar.” Daí ele mudou de idéia. “Quero lutar com você – boxear com você. Mas sem luvas.”

Isso é loucura.

Ele era maluco! Eu disse a ele, “Não podemos lutar sem luvas. É contra as regras.” Mas ele nem ligava. Ele estava muito irritado comigo. Ele tinha todo o poder até eu chegar, e de repente, estava ameaçado.

Você já mencionou em diversas ocasiões que enquanto se sente feliz em ver como o fisiculturismo progrediu ao longo dos anos, você sente que sua mensagem original nunca atingiu ao público totalmente.
Fisiculturismo não é só criar grandes músculos. Não é este o princípio. Com certeza, eu acho ótimo todos esses caras competindo em tantas competições, mas eu não gosto das drogas. Não é isso que o fisiculturismo significa para mim. Eu sei que se vem fazendo coisas para ganhar vantagem por um tempo, mas agora está exagerado.

Musculação é uma atividade saudável. Que te da vida. Te deixa mais forte, não só fisicamente mas mentalmente. Ainda em 1950, eu previ que a musculação seria a atividade mais praticada por pessoas envolvidas em esportes e fitness, e isso é verdade. Naquela época, um atleta seria expulso de sua equipe se levantasse um peso. Hoje, se você não treinar com pesos será expulso de sua equipe!

Imagem
Checando a qualidade, Mr. AMERICA antes do lançamento

Eu não acho que as pessoas dão o verdadeiro valor ao fisiculturismo. É a melhor atividade para saúde física e mental do mundo. E muitas pessoas pensam que é só criar músculos enormes e posar nos palcos, mas fisiculturismo é muito mais do que isso.

Desde o início, eu queria que o fisiculturismo fosse visto não só como um caminho de ganhar músculos enormes, mas também um caminho de ser saudável. Receio que esta mensagem tenha se perdido no caminho, e eu ainda tento passa-la.

Você sente que a percepção das pessoas sobre fisiculturistas deve mudar para que entendam esta mensagem?

Com certeza. Quem quer admirar um cara que mal consegue se mover direito e não parece saudável? Eles querem ver caras e garotas bonitos de se admirar. As pessoas deveriam olhar um fisiculturista e dizer, “Está aí alguém com o qual eu gostaria de parecer.”

Imagem
Joe e Betty Weider foto de casamento

Fisiculturistas são heróis para algumas pessoas, e deveriam parecer heróis. Eles devem se vestir corretamente também. Eles devem ser apresentáveis. Se você observar as roupas que alguns usam em competições, aquilo não é apropriado, especialmente as mulheres. Muitos deles usam roupas que os fazem parecer baratos. Eles não são baratos, mas eles parecem ser por causa de suas roupas, maquiagem e cabelo. Se quiserem ser aceitos pelo público, devem parecer mais apresentáveis.

Eu acho que deveríamos ter estilistas trabalhando junto com os atletas, assim como nos filmes e na TV. Se você está nos olhos do público, você deve sempre estar na sua melhor aparência.


Então se você pudesse mudar…
Posso te interromper aqui e falar um pouco do Arnold?

Claro.


Imagem
Joe com o irmão Ben – fundaram a IFBB em 1947 que no início dos anos 60, revelou estrelas como Larry Scott (em pé entre os irmãos)
JOE WEIDER E ARNOLD NO MR. OLYMPIA DE 1974
Eu acho importante falar sobre o Arnold, porque ele sempre foi uma pessoa incrível para o fisiculturismo. Ele é uma pessoa única e incomparável. A primeira vez que o vi ele ficou com o segundo lugar no (IFBB) Mr. Universo em 68. Depois que ele perdeu, eu o vi nos bastidores, tocando o troféu do vencedor e admirando o troféu. Eu vi então que ele era um campeão.

Eu vinha procurando por alguém que fosse a estrela do fisiculturismo. Eu gostei de Larry Scott, mas ele era muito tímido. Pensei que Dave Draper poderia ser “o cara”, mas ele era ainda mais introvertido do que Larry. Então, quando Arnold chegou, eu sabia que achado o que estava procurando. Mesmo ele não falando uma palavra em inglês naquele momento, todos o adoraram.



Normalmente, nos bastidores de uma competição, os caras estavam nervosos, olhando tudo ao redor e observando a competição. Mas quando Arnold chegava ninguém tinha problemas com ele, e ele era o maior na apresentação! Ele é um rapaz adorável.


Imagem

Joe “descobriu” este Autríaco de 20 anos em 68. Advinha o que aconteceu com ele?

Outra característica de Arnold é que ele nunca esquece seus amigos. Haviam caras que treinavam na Gold’s Gym naquela época em que ele estava por lá. Eles não eram nada especiais. Eram caras normais, não eram competidores nem nada. E eu vejo Arnold se lembrar desses caras ao longo de todos esses anos, e ele ainda tem tempo para eles. Ele nunca esquece ninguém e mantêm seus amigos por toda vida. Nós somos amigos por quase 40 anos, e ele conhece Franco Columbu a mais tempo do que eu.

Arnold é bom para o fisiculturismo. Ele representa os fisiculturistas muito bem porque é inteligente e carismático. Antes de Arnold, as pessoas pensavam que fisiculturistas eram um bando de caras estúpidos, que eram muito preguiçosos para trabalharem. Mas as pessoas olham para Arnold e vêem um cara esperto. Eles vêem um líder, alguém cheio de vida e carisma. Arnold mudou a forma como as pessoas vêem o fisiculturismo.











































Nenhum comentário:

Postar um comentário