terça-feira, 29 de novembro de 2011

A lenda Frank Zane


A lenda Frank Zane

Quando você menciona o nome de Frank Zane para um atleta de ginástica ou de musculação, as chances são seus olhos ampliarem em adoração e respeito do homem que fez da musculação a simetria do padrão de um físico de qualidade.


Frank Zane é um nativo da Pensilvânia e por três vezes vencedor do Mr. Olympia 1977 - 1979. Ele é verdadeiramente um dos fisiculturistas mais notáveis na história do esporte, derrotando Arnold Schwarzenneger no Concurso Mr. Universo 1968 em Miami, Florida, e venceu o Mr. Universo mais duas vezes em Londres, Inglaterra em 1970 e 1972. Em 1968, Frank também ganhou o Mr. America em Nova York e o Mr. Mundo em 1969 em Brugge, Bélgica. Em sua carreira de 22 anos competindo, Frank ganhou mais de 150 prêmios e foi introduzido no Hall da Fama do Bodybuilding por Joe Weider em 1994.

Frank Zane começou na musculação aos 14 anos. Necessitando melhorar o seu bem estar físico para proteger a si e a seu irmão mais novo Adam. Frank lembra: "meu irmão e eu éramos os únicos garotos protestantes em uma cidade totalmente católica. Fomos perseguidos! Meu irmão era uma criança precoce, um atleta muito bom e ele estava enfrentando muitas brigas e eu tinha que ajudá-lo. Eu queria me sentir mais seguro e assim eu tentei coisas diferentes como boxe, luta livre e todas as outras coisas. Então eu descobri o bodybuilding. Frank treinava algumas vezes em uma YMCA local. Em dois meses os músculos começaram aparecer! Isso realmente me encorajou e então eu estava com muita fome para melhorar cada dia mais. Aos 18 anos fui para minha primeira competição". Frank formou-se em primeiro em sua classe em 1960 em Edwardsville, Pennsylvania, ganhando uma bolsa de estudos. Ele formou-se em bacharel de Psicologia pela Universidade Estadual da Califónia , Los Angeles em 1977. Frank também tornou-se bacharel em Educação pela Universidade Wilkes, Wilkes Barre, Pensilvância em 1964 e foi premiado em Licenciatura em Psicologia Experimental da Universidade Estadual da Califórnia - San Bernardino e 1990.

Frank ensinou Matemática, Química, Física, Ciências Naturais, Educação Física e Psicologia, na Pennsylvania, New Jersey, Flórida e Los Angeles, Califórnia entre 1964 a 1977. Frank gostava de ensinar, porque ele queria um emprego que lhe permitisse treinar e trabalhar ao mesmo tempo. "Ensinar parecia cobrir meus gastos", diz Frank. "Não era muito dinheiro, mas eu tinhas os verões livres". Em 1969, Frank mudou-se para a Califórnia e se formou em psicologia, enquanto se preparava em um outro trabalho de ensino durante o treinamento. Pouco tempo depois, Frank mudou-se e ensinou na Flórida, onde conheceu sua esposa, Christine e logo ganhou o Mr. Universo e Mr. América.

Sucesso e Determinação de Zane

O pai de Frank, Adam Zane foi um eletricista em minas de carvão da Filadélfia, e também tinha um negócio de reparação de rádio e televisão. A mãe de Frank, uma dona de casa e costureira, faleceu recentemente aos 81 anos, enquanto o pai de Frank morreu quando ele tinha apenas 57. "Ele era completamente insalubre porque ele fumava e bebia", lamentou Frank. Frank diz que a saúde de seu pai tornou-se uma motivação para reverter para ele, levando a saúde e o bem estar como formas de prioridade número um em sua vida. Mas, Frank nunca recebeu o apoio de sua família, amigos ou colegas quando jovem. Ele lembra: "quando eu estava crescendo, ninguém me incentivou a fazer isto. Todo mundo me criticou. Há apenas um punhado de pessoas que não o fizeram. Isto foi em cinqüenta e meus treinadores da escola me diziam: "você está ganhando muitos músculos e ficará lento." Mesmo com tantas críticas eu só ficava maior e mais forte. Eu estava aprendendo digitação no meu último ano e um cara magro que foi meu professor de digitação me disse:  'Zane, você nunca vai aprender a digitar, esqueça. Seus dedos estão ligados com os músculo o que irá lhe atrapalhar'. Foi assim com tudo. Todo mundo me dizendo que você não pode fazer isso ou aquilo. No final do ano eu era o melhor datilógrafo da classe. Eu estava um pouco lento no início, mas depois de um tempo eu estava muito melhor do que qualquer um da classe. Sempre foi assim. Eu levava um tempo, e então eu superava todos".


Há um velho ditado que diz: Não é o plano que falhou, é a falta de planejamento", e Frank se tornou um mestre na preparação e planejamento em todos os aspectos de sua vida, especialmente no bodybuilding. Ele explica porque ele foi tão bem sucedido na musculação. "Isto me levou um longo tempo. Eu percebi que paciência deveria fazer parte da minha vida e com o tempo fui vendo que meu corpo tinha uma estrutura excelente para o bodybuilding, eu não era grande. Eu tinha uma estrutura óssea pequena, mas com ombros largos e quadril estreito. Eu percebi que não ia ser o maior cara, então por que me concentrar nisso? Eu estava indo para vencer as pessoas em sua forma e proporção. Então eu me preparei. Eu trabalhei muito nas minhas poses. Gostava de sair, pegar um bronzeado e ficar visualizando as poses como se estivesse no palco. Então no momento que os concursos vieram eu estava preparado".

Tendo um dos físicos mais famosos de fitness permitiu a Frank aparecer na ESPN, ABC, CBS, NBC e na televisão como comentarista de fisiculturismo em 1978. Frank também apareceu em comerciais de TV e estrelou na série de TV "Hart to Hart" com um total de 95 episódios, que foi ao ar em Los Angeles, Chicago e Nova York isso aos 58 anos. Frank ainda está em sua melhor forma física por causa da sua disciplina e compromisso com a excelência. "Eu ainda tenho metas físicas, mas hoje estas metas é me manter cada dia melhor" diz Frank.


Apesar de Frank ter tido uma carreira bem sucedida no bodybuilding, a vida deu algumas mensagens cruciais para Frank avisando-o que era hora de se aposentar da musculação competitiva. Perto do fim de sua carreira Frank disse: " Havia algo que falava para eu me aposentar acontecimentos que mostravam-me que chegou a hora de parar. Por exemplo, em 1980 eu tive um acidente grave antes do concurso do Mr. Olympia. Foi uma experiência que quase me levou a morte, mas ainda assim eu voltei oito semanas antes do Mr. Olympia e eu estava em uma forma fenomenal, pronto e preparado para estar na melhor forma da minha vida, mas após ficar 15 dias em um hospital me recuperando eu havia perdido quase 15 quilos. Então fui para o concurso de qualquer maneira e eu estava realmente forte, mas não estava na melhor forma física". Em sua última competição antes de se aposentar, Frank ainda teve outro acidente. Ele recorda: "Era como se eu fosse um auto-destrutivo. Eu tive um acidente de bicicleta que arrancou o meu manguito rotador. Eu não conseguia levantar o braço por um mês! Então isso tudo soa como mensagens de um guerreiro indo para a batalha e que não pode descansar após a vitória e deve manter-se firme até que seja derrubado de seu cavalo. Essa foi a maneira como eu saí".

Após sua aposentadoria, Frank começou a compartilhar seus anos de experiência através  de seminários ao redor do mundo ensinando sobre musculação, nutrição, motivação. Ele instruiu o treinamento com pesos a mais de 3000 clientes no centro de aprendizagem Zane Haven Bodybuilding em Palm Springs, Califórnia e atualmente ensina em seu ginásio privado e opera um centro de fitness em Las Vegas, Califórnia. Mas, Frank sente que o seu atual sucesso é medido pelo sistema de crenças que ele desenvolveu quando ninguém acreditava nele - incluindo seu pai. Frank diz: "Ninguém acreditava em mim e essa foi minha motivação. Meu pai era totalmente contra  isso (musculação). Mas depois que comecei a aparecer em jornais e na TV, ele sentiu orgulho de mim e se gabava de mim. Mas ele nunca me elogiou, nunca disse nada de bom para mim - nunca falou comigo sobre isto. Era como se não estivesse lá. Acho que eu estava tentando ganhar a sua aprovação, mas no final, acho que ele estava orgulhoso de mim por aquilo que eu realizei. Quando as pessoas dizem que eu não consigo fazer isso, aí mesmo que eu faço".

Ter formação em psicologia realmente ajudou Frank a tratar das coisas negativas de uma forma diferente. "Você tem basicamente duas opções quando você é colocado para baixo: Você pode se identificar com o "agressor" e ir junto com ele dizendo: 'sim você está certo eu sou um perdedor'. Ou você pode fazer algo diferente que foi o que eu sempre apliquei em minha vida: 'você está errado! Você pode não saber, mas você vai descobrir que você está errado, porque eu vou provar que você está errado'. Claro, eu ficava desanimado no início, mas sempre fui capaz de virar o jogo. O que eu aprendi é que há motivação em tudo. Há sempre energia em tudo. Você tem que usar essa energia de forma positiva para ajudar você a crescer. É tão simples - você tem que encontrar motivação em tudo"


Frank aconselha as pessoas que desejam superar os pensamentos negativos com palavras e ações reformulando a sua visão. "Você pega o incidente e você coloca uma perspectiva positiva. Por exemplo no bodybuilding você perde um concurso e ganha apenas um cara e todos os outros perdem. A maioria deles acham que deveriam ter vencido. Então o que eles fazem? Eles se queixam e dizem que foram prejudicados, que foi política e assim por diante. Eles não assumem a responsabilidade por isso. Eles são verdadeiramente os perdedores se mantiverem essa atitude, e eles sempre serão os perdedores. Você pode dizer: 'eu não ganhei porque? O que eu fiz? E a partir de então buscar respostas".

Zane e sua filosofia

Frank, juntamente com sua esposa Christine, fazem atualmente treinamentos particulares para clientes que desejam melhorar seu físico e aumentar seu potencial. Frank diz: "As pessoas vêm para a cidade e ficam em um hotel próximo e eles vêm para três sessões de três horas. É só eles e eu. Eu treino com eles e explico e oriento em tudo que precisam. Quando eles saem daqui eles sabem exatamente o que devem fazer. Eles podem voltar a qualquer hora para um "feed back" ou então se consultam por telefone ou e-mail e me enviam fotos". Frank gosta do seu trabalho. "É bom para mim porque eu estou fazendo algo que eu gosto e sou bom. Eu tenho um grande ginásio".

Frank treina seus clientes, no que ele chama de divisão de três vias. "O primeiro dia é orientar de como irá funcionar o programa - como executar os exercícios e como fazer progressões com eles. Então treino exercícios de puxada como bíceps, costas, antebraços e abdominais. No dia seguinte nós vamos ao longo do programa falando sobre a nutrição de como renovar a sua dieta e em seguida treinamos pernas, panturrilhas e abdominais novamente. No terceiro dia, falaremos sobre o stress, conservação de energia e o desenvolvimento de uma atitude positiva e treinamos peito, ombros e tríceps.
A mente está conectada com o corpo e é extremamente importante para a saúde em geral e Frank Zane é um defensor da meditação, usando o poder mental. Ele desenvolveu uma série de dvds ensinando como relaxar e melhorar o desempenho dentro da academia e fora dela.

Fonte: www.frankzane.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário