sábado, 24 de setembro de 2011

PAULO MUZY - MÉDICO E ATLETA

ENTREVISTA COM PAULO MUZY - MÉDICO E ATLETA
    ENTREVISTA EXCLUSIVA:




Nome: Paulo Cavalcante Muzy
Profissão: Médico
Idade30 anos
Nascido em:
16 de julho de 1979, no sítio Pérola. ( Próximo a São Carlos, interior de Sao Paulo, aprox 3h da capital.)
Reside atualmente: 
São Paulo -  capital,  com mulher e duas filhas
(a mais nova para vir em dezembro deste ano) 
Formação:
Formado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de Sao Paulo) e pós graduado pela mesma em Fisiologia do Exercicio (CEFE - Unifesp), Treinamento Desportivo (CEFE Unifesp) e Ortopedia e Traumatologia (DOT - Unifesp), tambem pelo IOT-USP CEGON em Biomecanica do Exercicio e pela PUC-Campinas em Artroscopia e Traumatologia Esportiva

Quando iniciou a prática da musculação, e por que iniciou?

Minha iniciação no esporte foi precoce. meus pais me colocaram numa escolinha de natação com menos de 2 anos de idade e desde então transitei por vários esportes, judô, jiu-jitsu, basquete e até futebol de salão...  quando tinha 11 anos de idade para tentar compatibilizar o meu peso e minha necessidade de massa muscular com o esporte que eu praticava: muay thai, iniciei musculação. Naquele momento, percebi que o motor de qualquer esporte que eu quisesse praticar eram músculos e músculos são estimulados a crescer e se desenvolver numa sala de pesos. ainda mantive outros esportes até 2004, periodo em que disputei campeonatos de jiu-jitsu universitários defendendo no nome da minha Escola Paulista de Medicina. Mas já neste período, meu interesse por treinamento resistido e desenvolvimento muscular me colocava muito mais desafios e quebra-cabeças interessantes do que qualquer outro esporte, independente da companhia. eu até treinaria algo pela companhia de uma amigo, mas não havia amigos que não soubessem que nada comprometeria meus treinos de musculacão. acho que musculação é meio assim mesmo... ninguem tem certeza porque iniciou, mas lembra quando... ninguém sabe por quanto tempo vai continuar, mas todos sabem porque continua. eu continuo porque posso flexionar horário, técnica de treino, alimentacão e suplementacão e ainda posso ter o mesmo resultado ou outro resultado que desejar, desde que eu seja capaz de modular todas essas variáveis de uma forma coerente seguindo os principios fisiológicos que irão estimular as vias metabólicas que eu selecionar em ordem de permitir a adaptação que eu deseje desenvolver. 

Esporte favorito/Hobbie:

Bodybuilding... ahahahahaha... otima essa, não? o meu esporte favorito é o meu hobby. e não é porque é um hobby que eu deixo de levá-lo a sério. levo MUITO a sério. sempre me encantei com o esporte. um dia, conversando com Marcelo Bella (Diretor de Marketing da Probiotica), entendi dentro de mim algo que me fascinava e que nunca havia percebido: o bodybuilder é o único atleta que carrega consigo o seu sucesso... eu explico as palavras dele: você pode ver um corredor de 100m rasos, um jogador de basquete ou mesmo um jogador de futebol de sucesso e andar incógnito na multidão, mas seja um bodybuilder: todos o reconhecerão, ainda que não como indivíduo, mas como atleta com certeza!

Utiliza suplementos? quais?

Utilizo a linha Pro Premium, a linha vendida pela Probiotica nos EUA. é a mesma que recomendamos no consultório, devido a gama de produtos ser grande e o sabor ser excelente, com a vantagem que os importados tradicionais não tem: nessa linha, não há adição de gordura ou carboidrato para melhorar o sabor, e o teor de pureza do whey é sempre "grade A", ou seja, acima de 90% para o concentrado e acima de 99% para o isolado e  o hidrolizado. O problema dos importados é por conta da fonte de whey que as empresas usam: muitos wheys americanos são saborosos não só porque contém muito carbo e muita gordura, são gostosos porque tem teor de pureza baixo. eu explico: whey protein é utilizado para enriquecer iogurte, embutidos variados e até branquear papel, imagine voce... certa vez degustei um produto de uma empresa americana que eu e o Marcelo (Bella) experimentamos o whey e achamos o whey, que comemos quase que de colher uma delícia! - Perguntamos ao fabricante como ele conseguiu um whey tão saboroso, óbvio, para implementar nos produtos e qual foi nossa surpresa a ele responder: "vocês não sabiam que o whey que é destinado a fabricação de cheddar e de muzarella é doce? o problema é que a concentração é de 30%, mas quem é que vai perguntar isso...?" Daí, para quem fica atrás da mesa sendo cobrado por resultados, como Rodolfo Peres ( nutricionista esportivo) ou eu, não pode se dar ao luxo de prescrever algo gostoso que não funciona, porque senão depois quem é cobrada nao é a industria... somos nós! é muito reconfortante saber que a empresa que indicamos é honesta na fabricacão de seus componentes e não é a toa que trabalhamos com eles. 

Alias, até para eu fazer um desabafo... a todo momento sou cobrado porque prescrevo Pro Premium. e diversas pessoas fazem analogias como que eu tivesse vantagem nisso... de fato a unica vantagem que tenho é a principal: ter meus pacientes com bons resultados, que sempre foi a única e melhor propaganda do meu consultório... fica lição: suplemento não se escolhe porque é gostoso: escolhe-se porque é bom e pronto.

 Não arrisco e nunca irei arriscar o resultado dos meus pacientes, ou mesmo a saúde deles, prescrevendo ou endossando o uso de suplementação que nao aprovo ou que desconheço. o valor da vida humana é muito alto para fazermos experimentos... e quem fuçar na minha mala, vai encontrar, na minha atual dieta de restriçao de carbodratos que o Rodolfo Peres  me ajudou a montar para minha atual rotina:


Desjejum (depois de 30min de aeróbios em jejum) - 3 scoops (aprox 55g) de whey PRO2 - proteína hidrolizada
Pré-treino precoce: 3 scoops de Pro Body Meal (meal replacer da LInha Pro Premium)
Pré-treino imediato: 6 capsulas de NO Xplode
Durante o treino: 1 bottle de IsoDrink (a proteína liquida da Pro Premium Line)
Pós treino imediato: 1 bottle de IsoDrink
Pós treino tardio: 2 scoops de whey PRO2 + 1 scoop de ProBody Meal em treinos de grandes volumes musculares em dias em eu estou mais catabolizado ou 3 scoops de whey PRO2 em dias que preciso catabolizar um pouco mais
Antes de dormir: 2 a 3 scoops de Pro Muscle (mix proteíco da Pro Premium Line)   
Quais são seus planos para o futuro?

Divido sempre minhas metas para poder estabelecer prioridades e sempre fazer meu melhor:
Imediatos: 
Garantir uma gravidez tranquila para minha esposa, que tem suplementado principalmente com ISoDrink para ajustar a necessidade proteíca diária dela durante a gravidez
Garantir à minha filha mais velha uma nutrição que possibilite um crescimento adequado, um desenvolvimento saudável, um desempenho nas suas brincadeiras e nos esportes diferenciado (que já trabalhamos trocando as frituras gordurentas dos lanches da escola por barrinhas proteícas Cream Crunch) e a diminuição por conseguinte dos riscos dela desenvolver doenças crônico-degenerativas ou determinadas por hábitos (obesidade, diabetes, pressão alta, etc...)
Garantir para meus pais uma maturidade plena, com a menor chance do desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas possível, para isso utilizarão a suplementação a base de whey com Arginina - NO2 Micellar, que sempre gostei muito.
A médio e longo prazo:
Ter minha familia mais próxima e termos todos muita saúde para nos curtirmos o máximo de tempo que pudermos, que dispusermos.
e claro, daqui uns bons anos, quando minha missão estiver cumprida ou pelo menos em um bom rítmo de andamento, poder voltar a namorar minha mulher como namorávamos há 17 anos, ser um filho presente para minha mãe como sempre fui, ser um fonte de tranquilidade para meu pai como sempre tentei ser, ser um irmão mais velho atento como eu sempre quis ser para o meu irmão e óbvio, ter sabedoria para ser um pai atencioso, carinhoso e preparado mesmo sendo o cão de ciumento e bravo  como eu sei que sou... 
deu pra ver que minha familia não tem preço, não é? hehe, bom, nem meus pacientes tem preço:
Completar minha missão, com certeza tem a ver com meus objetivos imediatos e futuros e dá conta daquilo que gostaria de proporcionar para todas as pessoas:
1. Uma forma segura de atingir objetivos
2. Clareza na escolha da técnica de trabalho
3. Esclarecer sobre a importância que um treinador tem para o sucesso e a segurança de quem quer resultados. hoje sou categórico em afirmar que quem treina sozinho e sem orientação de um bom professor dificilmente atinge algum resultado. a experiência de consultório mostra que o treinamento acompanhado é o melhor ergogênico que existe porque nenhum produto que possa ser tomado é capaz de motivá-lo a treinar, manter a intensidade do treino adequada, orientar a forma de fazer o exercício, garantir que aquela ultima repetição seja feita e que o máximo de peso suportado seja utilizado
4. Mostrar que treino bom com dieta ruim é o mesmo que não treinar, devido a liberação caótica de hormônios determinadas por uma dieta desequilibrada e desencontrada dos principios metabólicos que compõe o resultado que se deseja. ter um profissional que acompanhe a nutrição de um atleta é o mínimo que se pode se esperar de bom senso de uma pessoa que preza pela sua saúde afinal de contas, treinamos somente uma hora por dia, mas nossa alimentação é feita das 23hs restantes... se você tem um treinador para cuidar de de você em 01h de treino, nao faz sentido voce ter um nutricionista que cuide da sua rotina nas 23hs restantes?
5. Se possivel mudar a cara da atividade física no Brasil: O Brasil tem cultura de atividade física, mas não tem cultura de treinamento, ou seja: todo mundo faz qualquer porcaria, mas ninguém treina de verdade... bem orientado, com metas programadas, avaliações periódicas e demonstração de ganhos. Nos EUA por exemplo não há a cultura de atividade física: ninguém faz porcaria nenhuma, mas quando tem um que faz, este treina, porque está cansado de ver a própria propaganda americana dos "colleges", dos campeonatos universitários e do próprio cinema americano mostrando que um campeão se faz, às custas de uma rotina de "Rocky Balboa", muito diferente de uma rotina de meia dúzia de jogadores de futebol com vida de rock star, que apesar de campeões do mundo, são chegados à noitadas, churrascos, bebida e muita indolência... claro que não todos, mas infelizmente uma porção suficiente para deixar o futebol brasileiro um pouco menos brilhante do que a nossa torcida merece.


Quais os eventos em que participou e suas classificações?

Só um: o Mr. Santos de 2008... hahaha foi muito legal! saí de um plantão, fui para a casa do meu amigo Gustavo Pasqualotto perguntar se dava para entrar no campeonato no dia seguinte. ele disse que sim, 
ajudou a me pintar e no dia seguinte estavamos descendo no carro para Santos enquanto ele me fazia ver no DVD do carro um video do Jay Cutler para eu saber o que deveria fazer em cima do palco. chegando lá, terminamos a pintaçao, aquecemos e daí começamos a ensaiar as poses... e mesmo assim, com tudo muito no esforço, conseguimos conquistar o vice campeonato da Classe I, ficando na frente de grandes nomes do fisiculturismo brasileiro como Serjão Gomes e Gustavo Alegrette, e orgulhosamente dando muito trabalho para um excelente Arthur Andrade que estava numa noite iluminada, e que merecidamente foi campeão pelo conjunto que apresentou. E valeu muito! Competi com atletas de verdade e pude saborear ter uma tarde de competição de algo que seria inimaginável para uma pessoa com uma rotina como a minha. isso me inspirou e me inspira até hoje a dizer para meus pacientes que o que eles querem, eles podem desde que seja o que os farão felizes e satisfeitos de verdade. 


No início o fim justifica os meios, essa é a maturidade da determinação. A maturidade do atleta é diferente: disciplina torna-se rotina, rotina torna-se um estilo de vida, e o estilo de vida vai moldando você ao que voce é realmente capaz: o de acreditar em si próprio e dessa forma descobrir que o que separa o campeão da medalha é apenas o tempo.
Patrocinador:


Posso falar parceiro? tenho um parceiro que me possibilita cuidar dos meus resultados como atleta, como filho e como pai de família. Meu parceiro ainda me possibilita cuidar de meus pacientes do ponto de vista de resultado, bem como do ponto de vista de saúde, ainda que este último nao seja o primeiro motivo da procura deles por minhas habilidades... ainda assim, me preocupo. sempre.

Website:
Twitter: @muzyperformance
Facebook: Paulo Muzy
E-mail para contato:
contato@performancecomsaude.com.br
paulo@performancecomsaude.com.br
CONSULTÓRIO: 
RUA SANSÃO ALVES DOS SANTOS - 433 - CJ.62 - BROOKLIN
SÃO PAULO - SP
Fone: (11)2306-7725/ 2306-7754 ou 7767.7357

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário