LUIS OTÁVIO DE FREITAS - O PRIMEIRO CAMPEÃO MUNDIAL DO
BRASIL- 1987
LUIS OTÁVIO DE FREITAS |
Nos anos 40/50 do século passado, a modelagem física era um furor mundial. Porém, a partir dos movimentos culturais surgidos nos anos 60, a prática hibernou, ficando restrita aos amantes do esporte dos pesos, relativamente poucos mas convictos ferreiros de alma.
Estes “abnegados” (para usar a expressão de Eugênio Koprowski, que abriu sua academia em 1963, com 19 anos de idade) formaram a resistência do esporte em todo o mundo.
LUIS CARLOS MAIA |
No Brasil, o Movimento Força e Saúde declinou, mas a “resistência” realizava campeonatos, criava associações de atletas e de pequenas academias. Em 1963, o desmembramento da Federação Paulista de Halterofilismo deu origem às Federações Paulistas de Culturismo (Modelagem Física) e de Levantamento de Peso (Movimentos Olímpicos).
CARMELO DE CASTRO |
Logo depois, a Federação Paulista de Culturismo fundou a Confederação Brasileira para atuar a nível nacional.
LUIS CARLOS MAIA |
Na virada da década 70/80 uma nova explosão do culto ao corpo arrancou das sombras a prática da musculação e nos Estados Unidos as estatísticas informavam que 35 milhões de americanos recorriam ao exercício com pesos para se manterem em forma.
Em 1980 a Federação Paulista contabilizava cerca de 100 academias de ginástica em São Paulo, pouquíssimas das quais ofereciam a modalidade dos pesos.
Apenas 2 anos depois, já eram 300 as academias na cidade e quase todas tinham algum tipo de ginástica estática, com halteres ou outros equipamentos. Foi nessa transição que São Paulo viu nascer um atleta que se projetaria para o mundo.
LUIS FREITAS |
Com genética e preparo físico e intelectual incomparáveis na época, Luis Otávio Batista de Freitas foi Campeão Brasileiro pelo E.C.Pinheiros em 1981 e Campeão Sul-Americano (Lima, Peru) em 1982.
Em outubro do mesmo ano ele tentou a sorte no Mundial em Brugges, na Bélgica. Ele tinha 26 anos e um corpo possante e harmonioso com 1,78m de altura, 98 kg, 49 de bíceps e 50 de panturrilha. Mas ainda se passariam alguns anos para Luis Otávio alcançar o que passou a ser sua meta primordial: vencer um Mundial.
LUIS FREITAS |
Depois de perder o título em 1986 no Japão, por doping positivo (primeiro teste realizado pela IFBB num Mundial, onde o Dr. José Maria Santarém representou a Confederação Brasileira), finalmente em 1987 Luis Otávio de Freitas foi Campeão Mundial pela IFBB na categoria Pesada, em Barcelona, Espanha.
O Brasil todo comemorou, principalmente a Confederação Brasileira então capitaneada por Eugênio Koprowski e por uma diretoria de peso que incluía o Dr. Santarém e outros importantes dirigentes.
O INÍCIO DE LUIS OTÁVIO
LUIS OTÁVIO FREITAS |
Aos 17 anos ele pesava 72 kg e a natação foi seu primeiro esporte, onde conquistou o título sul-americano nos 100m borboleta, no Chile.
LUIS OTÁVIO FREITAS |
Passou quatro temporadas nos Estados Unidos nadando pela Stanford University e estudando Administração de Empresas. Voltou ao Brasil decidido a deixar a natação e experimentou o judô, sofrendo uma contusão no joelho. Foi aí que, num trabalho de recuperação com levantamento de peso no Pinheiros, foi descoberto pelo Prof. Bruno Barabani e iniciou sua preparação sistemática, em 1976. Na estréia como atleta competidor em 1980, Luis Otávio ganhou todos os títulos: o Paulista de Estreantes em fevereiro, o Mister Capital em março, o Mister São Paulo em abril, o Torneio Rio-São Paulo em maio e o Mister Brasil em agosto, sendo vice no Torneio dos Campeões em setembro, que venceu em 1981.
Metódico e disciplinado, Luis Otávio considerava o treinamento um ritual sagrado e, com o apoio de sua esposa Marta, dividia sua jornada diária entre o treino pela manhã e à noite e o trabalho como Supervisor de Vendas da Wheaton do Brasil. Quando o empresário Abílio Diniz, do Pão de Açúcar, instalou uma academia em sua mansão, chamou Luiz Otávio para orientar seus exercícios com pesos, como já fizera Maurice Cohen, outro executivo internacional.
E assim Luis Otávio iniciou entre nós uma profissão que conhecemos como Personal Trainer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário