segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

JEFF KING Mr. Universo

 

JEFF KING
Mr. Universo
Sua Dieta e Métodos de Treino
por Bernard Beverley e Arthur Fairhurst
(autores de Ultimate Nutrition) 
 Revista >HEALTH & STRENGTH Novembro de 1983



Qualquer pessoa que assiste regularmente ao show NABBA Universe sabe que surpresas são a regra, e não a exceção. Ao longo dos anos, muitas estrelas do físico antes desconhecidas surgiram de repente no concurso, criando, se não uma sensação, pelo menos um grande alvoroço.

Este ano, acredito ser seguro dizer que fomos presenteados com nada menos que uma revelação com a aparição do eventual vencedor do concurso Mr. Universe Amador: Jeff King. Antes do show, pouco se sabia sobre Jeff. Isso não é surpreendente, realmente, quando se considera que ele só entra em um concurso a cada ano ou dezoito meses, e sua idade: apenas 22 anos. Essa idade jovem tornou sua aparição ainda mais marcante, pois ele não apenas venceu, mas era o homem mais jovem no concurso.


Após o show, tivemos o grande prazer de conversar com Jeff por um bom tempo. Sabemos que a maioria de nossos leitores quer saber como alguém que treinou apenas seis anos pode, aos 22, ter um dos maiores físicos do mundo. Portanto, exatamente como nos foi contado, aqui estão os métodos de treinamento usados por Geoff.




DIETA

A dieta de Jeff é dividida, como a de maioria dos fisiculturistas, em duas fases: a dieta seguida quando se treina normalmente e a seguida ao treinar para um concurso. No treino normal, a dieta é rica em carboidratos, variando entre 50 e 60 por cento do total. Isso é equilibrado com proteína e gordura em proporções variáveis.


A proteína pode ser de 25 a 30 por cento da dieta, e a gordura pode ficar entre 15 e 25 por cento. Tudo depende da necessidade no momento. O objetivo principal é ingerir entre 4.200 e 4.700 calorias por dia. Jeff nos disse que ele tem um metabolismo “rápido” e consome calorias a uma taxa acelerada. As calorias, é claro, são usadas para energia e, dado o nível de treinamento envolvido, um consumo alto é necessário se você tem um metabolismo rápido. Essas calorias são obtidas de alimentos com carboidratos complexos, frutas, vegetais e similares, não de comidas “junk”.

A proteína é obtida principalmente de peixe, frango e alguma carne vermelha. Também se faz uso extensivo de produtos lácteos, leite e queijo etc., que também fornecem gordura. Os suplementos consistem em 3 gramas de vitamina C por dia, 800 UI de vitamina E, multiminerais e duas cápsulas equilibradas de complexo vitamínico B diariamente. Esses suplementos são divididos em quatro porções iguais ao longo do dia. A tablete da vitamina B, por exemplo, será dividida em duas e tomada metade por vez. Isso mantém o suprimento relativamente constante durante o dia e permite melhor absorção.


A dieta de preparação para o concurso começa cerca de 12 semanas antes, em circunstâncias normais. Às vezes antes disso. Contudo, durante a fase de preparação, o número de calorias ingeridas é maior do que o da maioria dos principais fisiculturistas. Normalmente fica em torno de 2.800 por dia e nunca é permitido cair abaixo de 2.400 calorias. Em uma ocasião, tentou-se 1.800 calorias e descobriu-se que não funcionava. Jeff, na verdade, perdeu músculo com essa quantidade. Algumas pessoas acham necessário cortar as calorias ao mínimo ou até eliminá-las completamente. Para alguns isso pode ser necessário para obter definição extrema. No caso de Jeff, não é assim.



provando novamente que todos têm necessidades individuais, e não existem regras rígidas e definitivas. Para provar o ponto de que você pode consumir um nível bastante alto de calorias e ainda assim ficar definido, a gordura corporal de Jeff no Universe era de apenas 2,7 por cento. E isso foi com um peso de 218 libras, com uma altura de 5 pés e 10 polegadas.



Os suplementos permanecem praticamente os mesmos durante o período pré-contest, embora Jeff nos tenha dito que, ao retornar, pretende tentar usar o aminoácido L-Ornitina, liberador de hormônio do crescimento. Isto é algo que muitos dos principais fisiculturistas estão usando agora.

A Ornitina tem o efeito não apenas de liberar fatores de crescimento, mas também de fazer com que o corpo queime gordura como energia. Isso a torna um suplemento ideal para o fisiculturismo. Nesse sentido, a Ornitina é duas vezes mais eficaz que a Arginina, e mais preferível.

TREINAMENTO
Os métodos de treinamento empregados são semelhantes em muitos aspectos aos de vários fisiculturistas de ponta. Jeff treina a maioria dos grupos musculares duas vezes por semana, com exceção das panturrilhas.


Elas são treinadas quatro vezes por semana. Os abdominais são treinados duas vezes por semana, com o número de séries variando entre quatro e nove, dependendo da necessidade do momento.


O sistema seguido é: três dias de treino, seguidos por um, às vezes dois dias de descanso. O programa é dividido em Peito/Costas; Pernas; Ombros/Braços. Abdominais e panturrilhas são encaixados em algum lugar neste programa, conforme o humor dita. As repetições ficam entre seis e dez.

Jeff descobriu que seis repetições são melhores para construir força básica, mas para crescimento muscular, de 8 a 10 são melhores. As séries podem variar entre seis e quinze por grupo muscular. Normalmente, na temporada “off”, o número de séries fica em torno de dez.


Os exercícios reais realizados consistem em muitos dos movimentos básicos conhecidos, familiares à maioria dos fisiculturistas. Seu exercício favorito de todos é o Pulldown na máquina para dorsais sentado. Perguntamos a Jeff quais eram seus movimentos favoritos para cada grupo muscular. Ele apontou que os exercícios favoritos não eram necessariamente aqueles que promoviam o maior crescimento.

Ele pode gostar de um determinado movimento, mas para crescimento puro pode haver outro exercício diferente que funcione melhor. Mesmo um que ele não goste muito. Ainda assim, se for eficaz, esse é o que é realizado, goste ou não.


Os exercícios que se mostraram eficazes até agora em termos de crescimento muscular são os seguintes: Para as pernas, Agachamentos Frontais. Para o peito, Crucifixo Pesado com Halteres. Embora Jeff ache que o Supino é um bom movimento básico para o peito, o Crucifixo tem se mostrado mais estimulante. Para as costas, seu favorito de todos
movimentos, o Pulldown Sentado na Máquina de Lat.

Para os ombros, a Remada Alta tem sido eficaz e, além disso, as Elevações Laterais com Halteres realizadas com cargas descendentes, ou seja, reduzindo o peso a cada série. Para os bíceps, Roscas com uma Barra EZ.

Algumas pessoas acreditam que usar uma Barra EZ impede a completa supinação dos bíceps, e Jeff concorda que pode haver uma razão nisso. No entanto, tanto as roscas regulares quanto as roscas no banco Scott são feitas com uma Barra EZ, embora, em algumas ocasiões, seja usada uma barra reta regular.

Os tríceps também são trabalhados com uma Barra EZ, com roscas atrás da cabeça enquanto sentado na extremidade de um banco.


 As panturrilhas são treinadas com o básico Standing Calf Raise (elevação de panturrilha em pé). Esses, então, são os verdadeiros movimentos de “crescimento” realizados por Jeff. Claro, outros exercícios são incluídos no programa para complementar esses.

Estes, porém, são aqueles que foram considerados os melhores até agora. Isso mostra que cada fisiculturista é um indivíduo e, após ultrapassar o estágio de iniciante, precisa descobrir o que funciona melhor para si. Há diretrizes definitivas, mas, eventualmente, cada pessoa envolvida tem que descobrir os exercícios e práticas de treino mais eficazes que funcionam especialmente bem apenas para elas.

Do lado pessoal, Jeff ainda é estudante, cursando Quiropraxia. Ele trabalha também em vários empregos de meio período, o que deve encorajar qualquer leitor que acredita que, para ser um fisiculturista de sucesso, você não pode trabalhar e deve dedicar todo o seu tempo à academia.


Recentemente casado, ele vive em Point Pleasant, New Jersey, EUA. Jeff foi originalmente inspirado a treinar ao ver o ex-campeão Bruce Randall. Outra inspiração inicial foi Pat Hayes, e claro, Arnold Schwarzenegger. Seu fisiculturista moderno favorito é Tom Platz, o que provavelmente não será surpresa para ninguém, já que Tom é muito popular. Sua ambição é se qualificar como Quiropraxista e, como comentou casualmente, ele não se importaria em ganhar o Mr. Olympia um dia.

Existem poucas certezas no fisiculturismo, mas estamos preparados para apostar que Jeff é um futuro vencedor do Olympia — se é que alguma vez vimos um. Após o show, tivemos uma conversa agradável com o grande Mike Mentzer, fazendo sua primeira visita ao show Universe.


Ele elogiou bastante Jeff e o descreveu como “o fisiculturista mais excepcional a surgir na cena em anos!”. Tenho certeza de que todos na Grã-Bretanha que virem Jeff no futuro concordarão com essa avaliação. Gostaríamos de acrescentar que, além de ser uma das maiores estrelas de físico do mundo, Jeff King foi e é uma personalidade extremamente amigável e extrovertida, e um crédito ao esporte do fisiculturismo. Todos nós aguardamos ansiosamente seu retorno.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário