Treinando os braços – Parte I
Arnold Schwarzenegger
Juntamente com o peito e com as costas, os fisiculturistas
sempre consideraram braços maciços como a parte de maior destaque do corpo, um
indicador real de tamanho e força impressionantes.
Quando comecei a treinar,
estudava fotografias de fisiculturistas, e o que mais chamava a minha atenção
eram os enormes bíceps. Leroy Colbert, por exemplo, podia executar fantásticas
poses de bíceps. Reg Park, Bill Pearl e Serge Nubret eram todos conhecidos pelo
seu tremendo desenvolvimento de braço. Eu olhava as revistas, página por
página, procurando exemplos de bíceps impressionantes e jurava que um dia os
meus iriam parecer com aqueles.
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Arnold Schwarzenegger
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Eventualmente (modesto…?), tornei-me conhecido por meus
enormes bíceps apiculados. Meus braços mediam mais de 50 cm quando eu tinha apenas
19 anos de idade e continuaram a desenvolver-se até 56,5 cm quando contraídos,
medidos na sua posição mais larga. Há poucas coisas tão assustadoras em um
palco de fisiculturismo quanto um braço de 50 cm.
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Lee Labrada |
Há uma enorme vantagem quando se fala em treinar os braços.
Como os músculos e grandes braços estão intimidamente
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associados, não é difícil
concentrar-se em treinar os braços. Se você entrar em qualquer academia séria,
provavelmente irá ver fisiculturistas jovens, que estão apenas começando a
mostrar sinais globais de potencial para competição, mas que já deram grandes
passos no desenvolvimento dos braços.
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Um dos motivos pelos quais isso acontece é que os
fisiculturistas, especialmente quando iniciantes, treinam os braços de acordo
com os princípios da prioridade, quer eles saibam disso ou não.
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Treinam os
braços primeiro, com grande concentração e energia. Contraem e posam os braços
o tempo todo, medindo-os constantemente para ver se tiveram algum progresso,
pelo seu crescimento tão natural. Se pensassem do mesmo modo para outras partes
do corpo, sem dúvida veríamos muitos deles por aí com panturrilhas de 50 cm,
bem como os enormes braços.
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Mas o desenvolvimento de braços de alta qualidade é mais do
que apenas tamanho. Eles precisam parecer bem em várias poses e diferentes
ângulos. Isso quer dizer que cada parte dos músculos dos braços, cada contorno
e ângulo, deve ser explorada, o que requer bastante pensamento e planejamento.
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Você não desenvolve braços de competição simplesmente trabalhando com halteres
pesados e fazendo flexões e exercícios para os tríceps.
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Para uma pose frontal de bíceps duplo, por exemplo, você
precisa de bíceps de ápice elevado, tríceps que aparecem por baixo do
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braço, e
uma separação bem definida entre o bíceps e o tríceps. Na mesma pose vista de
costas, você precisa de um desenvolvimento
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do antebraço no cotovelo, bom
desenvolvimento da porção externa do bíceps e uma ligação visível e clara entre
o deltóide e os músculos do braço.
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Juntamente com o desenvolvimento do bíceps e tríceps, você
precisa construir e moldar seus antebraços de modo que eles sejam proporcionais
aos músculos do braço. Quando você olha os braços de Flex Wheeler ou Kevin
Levrone, ou no passado, Frank Zane, Dave Drapper, Bill Pearl, Larry Scott ou
Sergio Oliva – você vê bíceps, tríceps e antebraços desenvolvidos em proporção
um com o outro.
Estes vários aspectos do desenvolvimento não ocorrem por
acidente. Você precisa trabalhar para isso, o que significa
desmembrar os
músculos dos braços em diferentes categorias e cuidar para que cada um receba a
sua cota de treinamento forçado.
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(92) 99306-7971 / (92) 99281-4004 |
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