Também conhecido como o “Golden Eagle” (Águia Dourada), o bodybuilder norte-americano Tom Platz é o dono das pernas mais famosas do fisiculturismo. Com 81,3 cm, suas coxas são até hoje uma referência de volume e definição da musculatura inferior no mundo da musculação.
Em seu auge, Tom Platz chegava a fazer agachamento com 288 kg, e seu treino de pernas impressiona até mesmo os profissionais de hoje. Terceiro colocado no Mr. Olympia de 1981, Platz deixou sua marca no fisiculturismo e até hoje é um dos palestrantes mais solicitados do mundo quando o assunto é musculação de alto nível.
Índice deste artigo:
Início no Fisiculturismo
Tom Platz nasceu em 1955 no estado de Oklahoma, dentro de uma base militar. Aos 10 anos de idade, seus pais lhe deram de presente de aniversário um kit com pesos, o que mudaria sua vida para sempre. Tom e seu pai improvisaram uma mini-academia no porão de casa, e lá o futuro fisiculturista passava horas treinando e inventando novos exercícios com os poucos aparelhos de que dispunha.
Filho de pai militar, Tom desde cedo esteve acostumado à disciplina, o que foi fundamental para o desenvolvimento de sua carreira dentro do fisiculturismo. Durante a adolescência, Platz continuou a treinar na academia da escola, e aos 18 anos já participava de sua primeira competição, o Mr. Adonis de 1973.
Durante cinco anos, Platz competiu como amador, até que em 1978 ele venceu o Campeonato Mundial Amador da IFBB, na categoria meio-pesado. Esse título foi um divisor de águas em sua vida, pois foi a partir de então que Tom Platz realmente percebeu que poderia ter uma carreira profissional no bodybuilding.
No mesmo ano, após terminar a faculdade, Platz decidiu se mudar para a Califórnia, com muitos sonhos e apenas 50 dólares no bolso. Seu destino foi a Gold’s Gym, templo do fisiculturismo de então, onde treinavam estrelas como Arnold Schwarzenegger e Frank Zane.
Já competindo como profissional, Platz estabeleceu para si mesmo a meta de vencer o Mr. Olympia, a principal competição do fisiculturismo. Em sua primeira tentativa, em 1979, Platz classificou-se em oitavo lugar, na categoria até 90 kg.
Em um resultado controverso, Tom Platz ficou com a terceira posição no Mr. Olympia de 1981, naquele que é considerado o auge de sua forma física. Platz seguiria tentando alcançar o topo do Mr. Olympia por mais 5 anos, chegando sempre entre os 10 primeiros, mas sempre pecando pelo menor desenvolvimento de seus músculos superiores em relação às suas fabulosas pernas.
Após uma década de dedicação ao Mr. Olympia, Tom Platz passou a se dedicar a outros interesses, entre eles estudos na área de ciência do esporte, negócios com automóveis e pequenas participações no cinema. Disposto a uma última apresentação de gala no mundo do fisiculturismo, Tom ainda participou do Mr. Olympia de 1995, onde ficou com o título de campeão honorário.
Tom Platz possui Bacharelado em Fisiologia e Nutrição, Mestrado em Ciência do Esporte, e também um MBA pela Universidade da Califórnia. Após 15 anos dedicados ao ensino, Tom atualmente dá palestras e utiliza parte do seu tempo para qualificar treinadores profissionais de fisiculturismo.
– Dieta de Tom Platz no período de off season
Manhã (antes do treino):
- Suco ou leite;
- Café;
- 2 torradas integrais com geléia e manteiga;
- Suplementos.
Almoço (após o treino):
- 3 a 6 ovos;
- Hambúrguer (sem o pão);
- Tomates fatiados;
- Suco;
- 2 fatias de pão integral.
Lanche:
- Queijo (boa quantidade);
- Biscoitos de água e sal;
- 1 copo de leite.
Jantar:
- Salada bem grande com carne vermelha, queijo cottage e nozes;
- Pão e manteiga;
- 1 fatia de torta ou sorvete;
- Café ou leite.
Lanche (antes de dormir):
- Sorvete ou um punhado de nozes.
– Dieta de Tom Platz na fase de “Cutting”, ou pré-competição
Manhã (antes do treino):
- 2 torradas com geléia;
- Cereal;
- Copo pequeno de leite ou suco.
Pós-treino:
- Atum light (em água);
- 1 bagel (pão macio em formato de rosca);
- Chá gelado.
Lanche 1:
- 1 maçã;
- 1 bagel.
Lanche 2:
- 2 torradas;
- ½ grapefruit (toranja).
Jantar:
- Peixe cozido;
- Batata assada;
- Salada;
- Legumes no vapor;
- Água ou 1 copo de vinho branco seco.
Treino
O treino de pernas de Tom Platz é um dos mais imitados dentro do bodybuilding. Apesar de uma boa genética, Tom teve que treinar muito para conquistar aquelas que são consideradas as melhores pernas do fisiculturismo de todos os tempos.
Seu exercício favorito era o agachamento com muito peso e várias repetições. Certa vez, Tom conseguiu ficar por 10 minutos no agachamento com 113 kg! E em outra grande demonstração de força, Tom Platz fez 23 repetições com 238 kg no agachamento, outro número surpreendente do Golden Eagle.
Treino de pernas de Tom Platz
Agachamento
- 8 a 10 séries de 20-8 repetições: Peso máximo de 288 kg.
Agachamento hack
- 5 séries de 10-15 repetições: Peso máximo 226 kg.
Extensão de pernas
- 5 a 8 séries de 10 a 15 repetições: Peso máximo 158 kg.
Flexão de pernas deitado
- 6 a 10 séries de 10 a 15 repetições: Peso máximo de 108 kg.
Elevação de panturrilha em pé
- 3 a 4 séries de 10 a 15 repetições: Peso máximo de 226 kg
Elevação de panturrilha hack
- 3 a 4 séries de 10 a 15 repetições: Peso máximo de 181 kg.
Elevação de panturrilha sentado
- 3 a 4 séries de 10 a 15 repetições: Peso máximo de 102 kg.
Para quem está pensando em fazer um treino sério de pernas, é importante lembrar que você deve respeitar seus próprios limites e tomar cuidado com a carga e a técnica para cada exercício.
Principais dicas de Tom Platz para os treinos de perna:
- Faça um bom alongamento antes do treino;
- No agachamento, desça suavemente abaixo do paralelo;
- Dê tudo de si em cada série, como se fosse seu último treino.
A filosofia de Tom Platz era treinar com o máximo de intensidade e volume, até chegar à exaustão. Fala-se inclusive que Tom chegava a fazer séries de até 60 repetições na flexão e extensão de perna, um número que mostra bem como era a dura rotina de seus treinos.
Medidas
Tom Platz nunca gostou de falar oficialmente de suas medidas, em grande parte para preservar o misticismo em torno de suas coxas superdesenvolvidas. Apesar disso, acredita-se que a medida das pernas de Tom Platz fosse de aproximadamente 81,28 cm, o que as tornam maiores inclusive que sua cintura.
Com 1,73 cm de altura, seu peso durante a maior parte do ano era de aproximadamente 108 kg. Para as competições, o peso de Tom Platz chegava a 96 kg, após uma dieta restrita de Cutting.
Histórico de Tom Platz em competições
Embora nunca tenha vencido o Mr. Olympia, Tom Platz sempre esteve entre os melhores, e se tivesse conseguido desenvolver seus músculos superiores do mesmo modo como fez com suas pernas, suas conquistas certamente seriam maiores.
Confira sua classificação nas principais competições de fisiculturismo de que participou ao longo de duas décadas.
- 1995 Mr. America – AAU Título honorário
- 1987 Detroit Pro Invitational – IFBB, 6º
- 1986 Mr. Olympia – IFBB, 11º
- 1985 Mr. Olympia – IFBB, 7º
- 1984 Mr. Olympia – IFBB, 9º
- 1982 Mr. Olympia – IFBB, 6º
- 1981 Mr. Olympia – IFBB, 3º
- 1980 World Pro Championships – IFBB, Mr. Universe 2º
- 1980 Mr. Olympia – IFBB, 8º
- 1980 Night of Champions – IFBB, 12º
- 1979 Mr. Olympia – IFBB, 8º
- 1978 World Amateur Championships – IFBB Mr. Universe
- 1978 Mr. America – AAU, Baixo, 2º
- 1977 Mr. Southeastern USA – AAU
- 1977 Mr. America – AAU, Baixo, 2º
- 1976 Mr. America – AAU, Short, 3º
- 1975 Mr. Michigan – AAU
- 1974 Junior & Senior State Powerlifting Championships – AAU, 220 Campeão da categoria
- 1974 Teen Mr. America – AAU, 2º
- 1973 Mr. Adonis – AAU
- 1973 Mr. Ironman – AAU
Nenhum comentário:
Postar um comentário