FITNESS & MUSCLE > O TREINAMENTO OLD SCHOOL de MIKE MENTZER
POR BRADLEY J. STEINER
O famoso braço de Mentzer sob tensão.
Agora vou citar diretamente o Mike, no que diz respeito ao seu treinamento real. Acho que Mike é perfeitamente qualificado para falar por si mesmo, e isso foi o que ele me disse sobre seu treinamento:
"Normalmente treino três vezes por semana e nunca mais do que quatro; na verdade, às vezes limito-me a isso, pois adquirir definição extrema está principalmente relacionado à dieta. Meu último treino antes da vitória no Mr. America, em outubro, fiz agachamento com 229 kg (505 libras) para 5 repetições, após completar meu 'ciclo de extensão de perna com ênfase no leg press com joelhos elevados'. Durante a semana anterior ao Mr. America, fiz leg press com 544 kg (1.200 libras) para 5 repetições."
Os aparelhos Nautilus tiveram um papel importante no fisiculturismo de Mike.
Leg press ao estilo Mentzer. (Repare no braço!)
As costas de Mentzer em plena evidência neste movimento extenuante de remada em pé.
Um dos exercícios favoritos de Mike: extensões de coxa concentradas.
De vez em quando (na verdade, muito raramente), aparece alguém que exemplifica o que o treinamento físico deveria representar, mas que, infelizmente, raramente representa: masculinidade verdadeira, equilibrada e inteligente. Na pessoa de Michael Mentzer, o tema deste artigo, acho que podemos encontrar o melhor exemplo possível do que um treinamento físico são e equilibrado pode produzir.
Mike está agora em seu terceiro ano da faculdade de pré-medicina e, como estudante muito ocupado, tem naturalmente pouco tempo disponível para treinar. Isso, no entanto, é algo bom para Mike, já que ele não acredita em (AH! COMO EU QUERIA OUVIR UM CAMPEÃO DIZER ISSO FINALMENTE!) treinos longos ou muito frequentes. Ele treina cerca de três vezes por semana, o que constrói seu físico (sem divisões por grupos musculares, algo que ele abandonou anos atrás por considerar muito demorado e, essencialmente, improdutivo, considerando o grande investimento de tempo de 20 horas por semana), e acredita em trabalho MUITO intenso. Francamente, minha pesquisa sobre a filosofia de treinamento deste jovem impressionante indica claramente que há pouca diferença entre o tipo de treinamento que o construiu e o tipo de treinamento que venho tentando fazer todos vocês — que treinam 6 vezes por semana — adotarem! Talvez o excelente exemplo de Mike incentive alguns de vocês, leitores da MM, a pelo menos experimentar meu tipo de rotina básica de três dias por semana, só para ver o que acontece!
Os famosos braços de Mentzer: resultado de um treinamento com intensidade extrema.
Séries pesadas de supino inclinado com 147 kg para 3 repetições e trabalho comparável para outras áreas do corpo. No último inverno, cheguei a fazer agachamento com 256 kg, desenvolvimento atrás do pescoço com 136 kg, supino com 208 kg, supino inclinado com 175 kg e levantamento terra com 272 kg. Obviamente, pesos pesados são a marca registrada dos meus treinos.
OBVIAMENTE!!!
Mike treina pesado e com intensidade e RARAMENTE passa de uma hora e meia em uma única sessão de treino. Aqueles que ainda insistem que treinar por horas todos os dias é a “única maneira” de construir um físico digno de Mister Universo teriam dificuldade em convencer Mike disso!
Mike não acha que os pesos sejam, necessariamente, o “melhor” caminho para o desenvolvimento físico superior para todos. Aqueles que acham esse tipo de atividade inadequada devem buscar desenvolver músculos de maneira adequada. Ele descreve seus objetivos pessoais como sendo estéticos e atléticos, não grotescos. (Esse comentário, aliás, ecoa algo dito pelo Dr. Ziegler). Dr. Ziegler treinou John McCallum, Louie Riecke e Bill March! Talvez o Dr. Ziegler realmente tivesse razão.
Sem dúvida.
Mike merece respeito e reconhecimento por ser um homem completo, forte, inteligente e confiante. Acho que todos podemos nos beneficiar da abordagem racional de Mike ao treinamento e da sua atitude positiva e criativa perante a vida.
Deixe-me encerrar este artigo citando novamente Mike, que se expressa de forma eloquente ao resumir parte de sua bem-pensada filosofia de vida:
“Meus objetivos finais são desenvolver-me ao máximo possível. Não me importo em ter muitos amigos e conhecidos, pois as poucas boas pessoas que conheço são muito próximas de mim. Passatempos convencionais como televisão, esportes e baladas não me atraem em nada. Música clássica (especialmente Wagner), livros e leitura... isso sim me gratifica.
Essa é a natureza desse indivíduo único! Com os músculos e a mente que você vê nestas páginas, você tem MIKE MENTZER — um verdadeiro Mr. America!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário