segunda-feira, 30 de maio de 2016

Mike Mentzer e o polemico Mr. Olympia de 1980

Mike Mentzer e o polemico Mr. Olympia de 1980
 
Mike Mentzer
Eu estava no Olympia de 1980 e estava familiarizado com os vários participantes. Realmente, eu era um admirador de Arnold e de nenhuma maneira concordava com as atitudes demagógicas de Mike Mentzer e sentia certamente que seus treinos só provocariam lesões.

Arnold dizia que nós devíamos incentivar o público a procurar o que funcionasse pra ele e deixarmos o indivíduo se decidir do que era o mais apropriado. Mentzer dizia que sua maneira era a única e gritava isso para o mundo. Também Mike dizia para todos que o ouviam que os suplementos Weider eram um desperdício de dinheiro.

Bom, isto certamente não fez Mike se tornar uma figura popular com as empresas de Weider, que lucravam com suplementos e revistas. Consegue imaginar, Mike dizendo nos seus seminários para os indivíduos não comprarem revistas de musculação, pois elas só traziam desinformação. Em todo o caso, é fácil ver que Mike era o Bodybuilder mais odiado no mundo dos poderosos do Bodybuilding, assim como era o mais popular entre os fãs de Boldybuilding no período de 77-80.

As pessoas vinham até a Gold´s Gym do mundo todo, e a maioria dizia que Mike era muito melhor ao vivo que nas fotos. Um dos motivos disso era também a sua aparência, já que todos consideravam Mike como o Bodybuilder mais bonito desde Steve Reeves.

Em todo o caso você pode imaginar o fervor quando em 78, Mike ganhou o Mr. Universo com o primeiro score perfeito da história. De todo mundo que falei, ninguém se surpreendeu, pois Mike era mesmo o melhor do mundo.

O Olympia de 79 foi ganho facilmente pelo Mike, mas como Serge Nubret disse, assim como muitos outros, não lhe permitiram ganhar por causa da política assim como pelo fato de Zane ser marketeiro ao público para Weider. Mesmo alguém mediano poderia olhar pra Zane e pensar que poderia ter um corpo igual, no entanto ninguém poderia comparar-se a Mentzer. Chris Lund disse que fotografou todos os competidores e que Mike era o melhor de todos os tempos em 79.
Arnold e Mike no Mr. Olympia de 1980

Em 80 eu senti que Arnold não estava na sua melhor forma, mas também não estava tão ruim como as pessoas por aí diziam. Arnold pesava 225 lbs, igual a Mentzer, mas Arnold era bem mais alto e não tão simétrico nem condicionado como Mike. Era óbvio para todos que Mentzer estava numa classe exclusiva – Chris Dickerson (nada de braços, ombros inclinados e estreitos), Zane (lesionado antes da competição, sem pernas nessa competição), Coe, no seu melhor, mas simplesmente sem shape.


Eu devo dizer que as poses de Arnold não foram nada profissionais, com interrupções contínuas para olhar de relance para os lados, para receber instruções de Franco. As poses de Mike foram magníficas, com sua rotina cheia de posições que nunca vi nem antes nem depois, braços extendidos, poses de ambos os lados, torções de tríceps, “sartorious”, um braço pra trás da cabeça, etc. Eram poses que ninguém mais poderia repetir. E não se esqueça do vácuo. Zane nem tentou repetir a pose por medo da comparação durante as poses baixas, enquanto Mentzer as repetia bastante. Você conhece o retrato.


A emissora de televisão CBS seguiu Mentzer em toda competição porque o viam como o vencedor óbvio, e eles falaram isso, e é a verdade. Naturalmente eles recusaram a levar tudo ao ar porque sentiram que a competição estava combinada. As pessoas vaiaram Arnold e todos acharam que Mentzer deveria ter ganhado, o que deveria ter acontecido, mas Mike tinha feito muitos inimigos e não servia para os negócios. Eles queriam Mike, o Bodybuilder mais popular no mundo aos olhos do público naquele tempo fora das fotos. Mike entendeu que não importava o que fizesse no futuro nunca deixariam ele ganhar ou mesmo ficar numa alta colocação, como em 79.

Bob Feldiman

Nenhum comentário:

Postar um comentário